-
Arquitetos: gmp Architects
- Área: 29 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marcus Bredt
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após três anos de construção, reforma, conversão e atualização, o Estádio Drusus no centro da cidade de Bolzano foi concluído. Após um concurso de requalificação, o projeto foi concedido aos arquitetos Dejaco + Partner da Brixen, em estreita cooperação e em parceria com a gmp e Bergmeister Consulting Engineers da Vahrn. O projeto foi elaborado em parceria com Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz com Ralf Dejaco.
A província do Tirol do Sul e a cidade de Bolzano investiram cerca de 15 milhões de euros no projeto de adaptação do estádio de 1936 às exigências do futebol profissional. O local é utilizado para os jogos em casa do FC Südtirol. Embora a base do clube esteja em Bolzano, o time é considerado um representante de todo o Tirol do Sul e, há um ano, subiu para a segunda divisão italiana.
A fim de cumprir os critérios da Série B, o estádio teve que ser completamente revisado. Durante a fase inicial de construção, o primeiro passo foi reformar o estádio e aumentar o número de assentos de 3.100 para 5.500. Ambas as arquibancadas foram ampliadas e estendidas até o campo para obter a capacidade exigida. As partes históricas do Estádio Drusus foram mantidas o máximo possível. Completamente novo, porém, o campo com grama natural aquecida, uma exigência da Lega Calcio, possibilita o uso do campo também no inverno.
A arquibancada "Zanvettor" - uma nova construção em estilo purista - foi construída atrás do portal do estádio, protegido como uma estrutura histórica. O monumental portal foi cuidadosamente integrado em uma base de concreto aparente e coberto com vigas de aço. O espaço abaixo da arquibancada é utilizado para todas as instalações necessárias em conexão com os jogos da Série B. Estes incluem vestiários melhor equipados, a sala de imprensa e uma sala de trabalho de imprensa de frente para o campo. O portal histórico dá acesso à fan shop e lanchonetes, que também podem ser utilizadas quando não há jogos. As instalações administrativas necessárias para uma gestão eficiente do estádio estão localizadas no pavimento superior.
A arquibancada mais estreita e inferior "Canazza" em frente à Zanvettor, com seu característico teto de concreto abobadado, foi retida, revisada e estendida para a esquerda e direita com uma cobertura mais simples que conversa com o projeto da arquibancada Zanvettor. Os planos para a futura ampliação de arquibancadas ao norte e ao sul para até 10.000 espectadores já está em andamento. Combinando as arquibancadas Zanvettor e Canazza, foi desenvolvido um sistema de construção modular que facilita uma segunda fase de construção sem complicações.